O Livro “Launch” – A origem da Formula de Lançamento – Parte I

Tempo de leitura: 8 minutos

Um resumo da Formula de Lançamento – Parte I

Olá pessoal,

Já faz algum tempo recebi pelo correio o livro Launch do renomado Empreendedor Digital Jeff Walker. Jeff é o idealizador do “Product Launch Formula” ou, em português, “Formula de Lançamento de Produtos”, mas aqui no Brasil se chama Formula de Lançamento.

Jeff criou o que se chama de uma “Formula” para lançar produtos digitais, ainda que não vejo porque a mesma não possa ser aplicada em outros produtos.

A “Formula” nada mais é do que um conjunto de processos passo a passo e ferramentas que, postas em prática, tornam o primeiro e subsequentes lançamentos de qualquer produto um sucesso absoluto.

Se você acha que o Jeff criou a formula e saiu vendendo está redondamente enganado, primeiro ele aplicou a mesma em seus negócios, num segundo momento começou a ajudar outros empreendedores digitais a fazerem seus lançamentos e, finalmente, depois de ter visto o sucesso que a aplicação da Formula em seus clientes partiu para a criação do programa de treinamento online com o objetivo de atingir o máximo de pessoas.

Hoje em dia os alunos do Jeff já fizeram mais de 500 milhões de dólares em vendas e alguns chegaram a fazer 1 milhão de dólares em vendas na primeira hora da abertura.

Simplesmente impressionante, mas não vá achando que é uma Formula mágica. Dedicação, foco, perseverança e a mentalidade empreendedora são alguns dos quesitos necessários para o sucesso nessa empreitada. A “Formula” certamente ajuda, mas somente uma aplicação correta da mesma sem pular etapas irá gerar o resultado almejado pelo empreendedor.

Nesta série de artigos, vamos passar pelo conteúdo do livro e, consequentemente, fazer um resumo da Fórmula de Lançamento.

O Livro e o Curso

O livro “Launch” explica a Formula de Lançamento com um pouco mais de detalhe, é claro que não se compara ao seu programa de treinamento que é uma passo passo que literalmente “pega na mão” do aluno, mas me surpreendi com o conteúdo do livro. Além disso ele disponibilizou um curso gratuito no site do livro.

Uma pessoa com conhecimento das técnicas e ferramentas do Marketing Digital pode ler este livro (e acessar o material gratuito que ele disponibiliza) e conseguirá organizar um lançamento, obviamente a melhor solução para um iniciante é fazer um treinamento especializada na área.

No primeiros dois capítulos do livro, Jeff conta um pouco sobre sua história e como ele criou a Formula de Lançamento. Mostra o primeiro estudo caso de um aluno seu e explica as diferenças de utilizar um processo testado e que gera resultados contra um que chamamos de “Marketing de Esperança”.

O Marketing de Esperança é quando lançamos ou promovemos um produto sem estratégia, tática ou planejamento qualquer. Lançamos e ficamos na “esperança” que os resultados ocorram.

Quem me acompanha sabe que a primeira coisa que fiz quando comecei no empreendedorismo digital foi criar um site com 6 “banners” de anuncio de produtos achando que iria vender adoidado. Isso é o marketing da esperança.

A Fórmula de Lançamento é algo orquestrado e planejado, seu núcleo (ou alma) é baseada em Sequência, histórias e gatilhos devidamente posicionados afim de construir um relacionamento.

Os quatro principais processos do lançamento

Há muitos processos envolvidos na Formula de Lançamento mas, podemos dizer que a maioria dos lançamentos vai ter a seguinte sequência:

Pré-Pré Lançamento

pre-lancamento
Pré-Lanámento – Colocando os ingredientes juntos

É a fase criação do “buzz” ou antecipação , nesta fase você começa a preparar o mercado para “algo” grande que está por vir.

Geralmente se vê os grandes marqueteiros digitais utilizarem artigos épicos ou entrevistas e depoimentos. Essa é uma boa hora para “testar” a receptividade do mercado para a sua oferta (produto ou potencial produto).

Quando o Conrado Adolpho lançou o Ijumper o “Pré-Pré” foi espetacular com a criação de um grupo no facebook e  o lançamento de um extraordinário e-book de Marketing Digital, o livro por si próprio poderia ser vendido por centenas de reais mas ele deu o conteúdo todo de graça atraindo milhares e milhares de fãs (ou ijumpers). Ele certamente deu o seu melhor conteúdo no livro.

É no “pré pré” lançamento que é possível também testar receptividade do público a sua oferta. Dura geralmente algo entre 2 semanas e 2 meses.

Pré Lançamento

É neste momento que se dá o melhor conteúdo possível ativando diversos gatilhos mentais e matando as diversas objeções que aparecem no prospecto.

As poderosas ferramentas da fase de pré-lançamento são apresentadas sobre o consagrado formato de “Sideways sales letters”, as famosas sequência de vídeos (o formato mais comum) e tem como objetivo associar o seu produto ou serviço a uma sensação mentalmente positiva para o cliente.

Se o seu cliente associar mentalmente o seu produto ou serviço a uma “boa” sensação já é meio caminho andado para a venda.

Essa fase dura por volta de 2 semanas.

Lançamento

formula-de-lancamento
O lançamento, ápice da fórmula

Chegou o grande dia! O dia de “abrir o carrinho” , a essa hora, se as partes anteriores funcionaram você terá um grupo de pessoas praticamente “implorando” para comprar seu produto ou serviço. A fase dura algo por volta de 1 semana e tem processos e sequências bem definidas envolvendo e-mails persuasivos, webinários e outras iniciativas visando quebrar as últimas objeções. O gatilho da escassez (um dos mais poderosos) é bastante utilizado nesta fase.

Pós Lançamento

Apesar de não ser tão legal quanto as outras é igualmente importante. É a hora de trabalhar a satisfação dos seus novos clientes. além disso é hora de continuar a entregar valor para os prospectos que, por algum motivo, não se juntaram mas se mostraram interessados. O principal objetivo desta fase é , sobretudo, construir valor para sua marca.

Histórias e Gatilhos Mentais

biblia
A Biblia ensina contando histórias

Independente da sua religião não há como negar que a Bíblia é uma das obras mais famosas (senão a mais famosa) de nossa humanidade. Os ensinamentos da Bíblia são passados através de histórias.

Se você analisar o processo desde os primórdios da humanidade você perceberá que praticamente todos os ensinamentos são entregues via uma história contada. Seres humanos se comunicam através de histórias e é por isso que o Jeff Walker enfatiza muito o “Storytelling” na Formula de Lançamento.

Resumindo, se você quiser que o seu produto faça história você vai ter que contar um história que conecte o seu prospecto com você, seus produtos e serviços.

O Jeff no livro enfatiza muito o uso de gatilhos mentais, pois são eles que influenciam decisões e demais ações.

Quando algo é escasso damos valor, quando alguém que tem autoridade fala nós acreditamos e, finalmente, quando todos numa comunidade fazem algo a tendência é que façamos também.

Conclusão

o-livro-lauch
Destrinchando o livro launch…

Essa foi a primeira parte do livro que leio pela segunda vez. Nos próximos artigos vamos entrar mais a fundo nas ferramentas e componentes chaves da Formula de Lançamento.

Eu, pessoalmente, fiquei impressionado com o conteúdo do livro. O Jeff literalmente “abriu o jogo” explicando a Formula num ótimo nível de detalhe.

Nada porém, se compara ao programa de treinamento. Aqui no Brasil somos privilegiados por termos a nossa versão (clique aqui para conhecer) trazida pelo Érico Rocha. A nossa versão não deixa nada a desejar para a do Jeff, inclusive “sacadas” criadas pela nossa versão já foram levadas lá para fora.

Vídeo Com 12 ótimas sacadas de empreendedorismo do Fórmula de Lançamento

Um forte Abraço!

Christian

Declaração: Os links deste artigo são links de afiliado. Isso significa que, caso você se inscreva em algum desses treinamentos o blog Aprendiz do Marketing Digital poderá ganhar uma comissão. Isso não implica custo adicional algum para você, tampouco o produtor irá lhe oferecer algum desconto se você utilizar outro link.

 

 

4 Comentários


    1. Olá Jessica!
      Infelizmente não, quem sabe o Erico Rocha, que tem os direitos do Formula de Lançamento no Brasil, não lança um livro, seria ótimo!
      Um Abraço!
      Christian

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *