[Treinamentos] 11 perguntas que você deve fazer antes de comprar um curso de “como ganhar dinheiro na internet”

Tempo de leitura: 19 minutos

Reproduzo na íntegra um artigo que escrevi já faz um tempo que é uma espécie de mini-guia para compra de treinamento online de como ganhar dinheiro na internet. No final coloco uns comentários adicionais sobre o que mudou de lá para cá. O link original do artigo está aqui.

——– INÍCIO DO ARTIGO ———

Pré Introdução

“Ganhe dinheiro na Internet!”

“Os segredos dos gurus revelados!”

“Fique rico e largue seu emprego!”

“Trabalhe 2 horas por dia e fique milionário!”

Quem já não recebeu um e-mail com algum dos bordões acima? Prometendo renda extra, independência financeira, praias paradisíacas, milhares de notas de dólares, cifrões, etc… enfim são muitas e muitas opções de soluções milagrosas para se tornar rico. Mas tirando essa propaganda “exagerada”, há muitas opções boas no mercado para aprender a ganhar dinheiro na internet, outras nem tanto.

ganhar dinheiro na internet

Introdução

Relutei durante muito tempo em escrever sobre Marketing de Internet, muito porque não conhecia do tema e, na verdade, com medo de arriscar a indicar um produto “bomba” para os meus leitores, mas depois do último mês, e ciente que o marketing digital hoje pode ser uma importante fonte de renda extra para as pessoas, resolvi escrever um pouco sobre o que aprendi nos últimos 6 meses sobre o assunto, mas escrever o que se há 100 toneladas de informação na internet sobre o tema? Então recentemente descobri algo interessante para escrever, como devemos nos portar ao receber uma propaganda dessas? Como garimpar o melhor curso, o melhor para você?

Hoje não haverá indicações de cursos através de links afiliados. Você pode perguntar o porquê, e a resposta é que só posso indicar algo que irá gerar genuíno valor para o leitor, assim sendo, não irei falar de nenhum treinamento específico (só de sites e pessoas). A partir de agora, vamos ver importantes pontos que o leitor deve observar para definir se o treinamento é correto para você. No final vou colocar uma lista dos treinamentos que já tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor (sem links de afiliado) para que o leitor vá na página e conheça melhor, você leitor estará muito mais preparado para “encarar” as propostas de treinamento após essas valiosas dicas. Vou colocar no fim do texto um glossário com alguns termos citados no artigo, se houver algum termo que você não sabe o que é não hesite em perguntar na seção de comentário abaixo, se você não quiser comentar mas quer ter a dúvida esclarecida me mande um e-mail.

1 – A propaganda do curso é “pragmática”? As páginas, vídeos, e-mails, etc… vão direto ao ponto? Ou ficam “enrolando”, mostrando praias paradisíacas e famílias felizes com frases “repetidas” do tipo “vou mostrar como obter resultados maravilhosos em X dias, veja bem, não estou dizendo que essas frases não devem constar do vídeo ou e-mail, o problema é a repetição, a enrolação, outro dia vi um vídeo de 9 minutos onde somente 30 segundos foi para falar sobre o problema/produto. É técnica de marketing criar expectativa mas estão havendo nítidos exageros. Prestem atenção nisso no próximo vídeo que vocês assistirem.

2 – Neste treinamento que você está avaliando há um curso introdutório gratuito de como ganhar dinheiro na internet? Muitos treinadores renomados oferecem cursos introdutórios com valiosas dicas, essas dicas já são suficientes para o leitor obter algum resultado, ai se constrói algo chamado “confiança”.

confiança no outro

3 – O dono do curso tem alguma “autoridade” em “ganhar dinheiro na internet”? Ele cita alguns negócios que deram certo? (ou só fala que tem “N” negócios que geram “X” reais)? Será que a única fonte de rendimentos deste “guru” é o próprio curso de “ganhar dinheiro pela internet”? A verdade é que a grande maioria “esconde o jogo” eu não sei o porquê. Um exemplo contrário é o O Henrique Carvalho. Ele é uma autoridade em Diversificação de Investimentos, tem um site (hcinvestimentos.com) e um livro de sucesso chamado “Alocação de Ativos”. Ele lançou um ótimo site (viverdeblog.com) sobre marketing de internet. Quando ele lançou (em parceria com o Bruno Picinini) o treinamento Marketing Digital com Resultados certamente foi digno de recomendação pois ele já construiu um produto digital de sucesso e é uma autoridade no assunto.

 

4 – Os depoimentos e testemunhos são de pessoas “conhecidas” e com negócios de sucesso? Esse foi um erro que cometi, fui “seduzido” por belos testemunhos, mas, na verdade, eu não conhecia nenhuma das pessoas que testemunharam, nem sabia que negócios online elas estavam desenvolvendo.

 

5 – O produto tem “garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta”? Esse é básico mas é sempre bom lembrar, geralmente os produtos comercializados na plataforma Hotmart tem e são de 30 dias. Só tem um problema aqui, quando você faz um treinamento desses você é logo induzido a se tornar um afiliado deste produto para indicá-lo e ganhar comissões, minha dica é, se você pretende se tornar afiliado do produto que adquirir, só o faça depois de 30 dias, até lá você já decidiu se o produto é bom para você ou não.

 

garantia de satisfação

 

6 – O custo do treinamento é compatível com sua capacidade financeira? Não podia deixar de citar esse ponto, afinal esse é um blog sobre Educação Financeira Também. Não vá se endividar todo para fazer um curso, até porque, para construir seu negócio online, você terá outros custos. Há desde livros de R$ 30 até cursos presenciais de R$ 5000,00 então, desde antes de fazer o treinamento, você tem que medir qual é o potencial benefício que o treinamento pode lhe trazer. Veja bem, os treinamentos atendem a vários segmentos desde um blogueiro que deseja monetizar seu blog até um empresário que deseja utilizar a internet para alavancar suas vendas. Meça o potencial de retorno sobre o treinamento que você vai fazer, é exatamente o que o Conrado Adolpho ensina em seu curso introdutório do método 8Ps.

7 – Já tem uma ideia do que quer fazer online? Faça um exercício mental (“brainstorming“), escreva algumas ideias, ainda que muitos cursos lhe ajudarão a descobrir isso, se você já tiver uma ideia as chances de adquirir um treinamento mais adequado aos seus objetivos aumentam.

8 – Há eventos presenciais, grupos de discussão,etc…? Um evento presencial permite o encontro com outras pessoas com objetivo de troca de ideias e networking? Esses dois objetivos valem tanto ou mais quanto o curso propriamente dito. Se não tiver evento presencial que tenha pelo menos um grupo fechado no Facebook ou no Ning para troca de ideias. Relacionamentos são a alma de qualquer negócio e o mundo online não é diferente apesar de alguns gurus negligenciarem isso.

 

curso presencial

9 – Com se esclarecem as dúvidas em relação ao treinamento? O dono do produto promove, periodicamente, um Webinar para esclarecimento de dúvidas? A dica é Pergunte, Pergunte e Pergunte! Descubra com o dono do treinamento tudo que você deseja saber, não se acanhe, envie e-mails (uma pergunta, o curso tem um contato para tirar duvidas disponível?). Se o dono não te der pelo menos uma satisfação ele não está muito interessado em te vender o treinamento.

10 – Quanto tempo você terá disponível? É importante você saber quanto poderá se dedicar ao seu negócio online. As pessoas acham que é fazer um blog, colocar 10 artigos e pronto! Rumo a independência financeira! Infelizmente não é bem assim. Vou dar um exemplo próprio, o blog Bizz Invest vai passar por uma bela repaginada, o projeto começa no dia 9 de setembro e já está todo cadastrado no teamgantt (ótima ferramenta para gerenciar seus projetos), serão gastas, na primeira estimativa, 148 horas para concluir todas as tarefas programadas então, como disse, não é moleza não, como eu ainda tenho meu emprego normal, serão noites e fins de semana paras concluí-lo. Então cuidado com isso, saber quanto tempo você terá disponível é importantíssimo inclusive para ver qual o treinamento que melhor se adéqua a sua disponibilidade de tempo.

11 – Por quanto tempo o treinamento ficará disponível? Há treinamentos que têm prazo de validade (ex: 3 meses), depois você tem que pagar de novo para continuar usufruindo do conteúdo, há também os casos que há uma parte presencial super valiosa em determinada data/local, você poderá atender na data/local proposto? Aqui vai uma dica importante, pergunte ao dono do treinamento qual é o prazo de validade, as vezes essa informação não fica muito exposta durante a venda ,a “conta” vem depois quando ele te um e-mail dizendo que o prazo do treinamento acabou e que ele vai ser “super legal” com você e permitir renovar o curso pela metade do seu investimento inicial.

Conclusão

Como em tudo na vida temos que receber valor pelo que vamos investir. Ganhar dinheiro na internet envolve tempo, dinheiro, dedicação, perseverança, etc…Comprar o curso certo pode significar a diferença entre começar bem e começar mal e, se o segundo acontecer, corre-se o risco de perder uma das características mais importantes do início dessa jornada, a motivação, então pense bem antes de adquirir um curso, há muitos materiais bons e gratuitos na internet que certamente lhe ajudarão a tomar a melhor decisão.Agora segue a lista de sites e treinamentos que eu já tive algum contato, peço ao leitor que, se tiver outro que queira citar, comente abaixo, mas peço encarecidamente que não coloque seu link de afiliado para mantermos a coerência no texto (Além do que já é tido como de extrema “falta de educação” na blogosfera colocar links de afiliado nos blogs dos outros mas, por incrível que pareça, há treinamentos que mandam você fazer isso).

 

Extras

Sites

Smart Passive Income: É um site em Inglês, Pat Flynn, o dono, é espetacular, ele te dá tanta informação de qualidade gratuitamente, não tenho como agradecer o suficiente pela ajuda que ele me dá. Ele é simplesmente o “Rei da transparência” , ele faz um relatório mensal simplesmente com TODOS os seus ganhos oriundos de negócios online centavo por centavo (E-books, afiliados, treinamentos, adsense etc…) você fica sabendo de tudo! É simplesmente fantástico, estou para ver ainda alguém no Brasil fazer um negócio desses.

Viver de Blog: Blog do empreendedor digital Henrique Carvalho, escritor do ótimo livro Alocação de Ativos (veja a resenha aqui) seus ensinamentos mudaram minha carteira de investimentos. Henrique lançou um blog para dar dicas de como ter um empreendimento digital de sucesso, além do design fantástico (o “novo” Bizz Invest é  inspirado nele) o conteúdo é nota 10!

Empreendedor X: De Rodrigo Morais, uma “revista digital” que aborda vários temas do empreendedorismo, destaque para uma entrevista exclusiva com nada mais na da menos que Robert Kiyosaki autor do livro Pai Rico Pai Pobre.

Programa de Afiliados: Do Anderson Chipak, outro que gosta de falar das “verdades” do marketing digital sem medo.

Quero Ficar Rico: Do Rafael Seabra, um excelente blog sobre Educação Financeira (muito na linha com que procuro fazer aqui no Bizzinvest) , seu livro  Como Investir Dinheiro (veja a resenha aqui) é um dos mais vendidos do Hotmart. Ele também fala sobre Internet Marketing inclusive mostrou os sites que criou e quanto faturou, muito na linha do que o Pat Flynn fez.

Algum site adicional? Comente abaixo! (sem links de afiliado)

Produtos (vou me limitar só a citá-los e lembrando os links são para o site do treinamento, “afiliado-free”):

Curso 8Ps e ijumper– Conrado Adolpho – Assunto: Negocios Online em Geral

Segredos do Adsense – Jonathan Taioba – Assunto: Adsense e Blogs

Bufalos Geradores de Dinheiro – Marcus Lucas – Assunto: Negocios Online em Geral com enfoque em automação e liberdade

Clube Dinheiro no Facebook/Facebook Experts – Felipe Moreira – Assunto: Facebook

Empreendedor-Digital – Bruno Picinini – Assunto: Negocios Online em Geral com enfoque em infoprodutos

Clube Ganhar Dinheiro – Rogério Job – Assunto: Negocios Online em Geral

Formula de Lançamento – Érico Rocha (Nota: É uma versão brasileira licenciada do Product Launch Formula do Jeff Walker) – Assunto: Negocios Online em Geral com enfoque em Lançamento de Produtos

Academia Social  -Verônica Cronemberger – Assunto: Facebook

Segredos da Audiência – Samuel Pereira – Assunto: Trafego e Audiência

Facebook Para Empresas/Facebook Ads – Camila Porto – Assunto: Facebook

Fizzle – Corbett Bar, Chase Reeves e Caleb Wojcik – Assunto: Negócios Online em Geral

Glossário

Hotmart – Plataforma de venda de produtos digitais, onde produtores disponibilizam seus produtos para venda e afiliados encontram produtos relacionadas ao seu nicho para divulgar

Afiliado – Divulgador de um produto (uma espécie de corretor), o afiliado ganha uma comissão quando o produto é vendido através da indicação dele.

Webinar – Um seminário disponibilizado numa página Web através de um video em tempo real permitido iteração com o público através de uma barra de comentário no próprio video.

Gostou deste artigo, comente abaixo! Vou ficar muito feliz com o seu feedback!

——– FIM DO ARTIGO ———

Comentários Adicionais

Esse artigo foi publicado pela primeira vez em 8 de setembro de 2013 e sofreu algumas atualizações com o tempo (não nos “11 itens” mas nos treinamentos), obviamente algumas coisas mudaram desde então e vou citá-las abaixo:

1 – A propaganda do curso é “pragmática”? Creio que este item “piorou”, as páginas de vendas (com algumas exceções) estão fazendo cada vez mais uso de técnicas avançadas de persuasão tentando envolver o comprador . Além disso os vídeos são muito longos e “tempo é dinheiro”. A melhor coisa que você pode fazer aqui é descobrir o conteúdo do treinamento, consegue-se isso vendo vídeos ou artigos de afiliados que “entram” dentro do treinamento e mostram os itens.

2 – Neste treinamento que você está avaliando há um curso introdutório gratuito de como ganhar dinheiro na internet? Não basta ter o curso, o curso introdutório tem que gerar algum resultado. Avalie se o curso introdutório gerou algum valor para você. São raros os produtores que te dão um curso introdutório decente como conteúdo de verdade.

3 – O dono do curso tem alguma “autoridade” em “ganhar dinheiro na internet”? Infelizmente “autoridade” é importante mas não é suficiente, não adianta nada eu ter tido resultados maravilhosos se eu não sei passar corretamente essa informação. Didática e suporte adequado aos alunos, na minha opinião são tão ou mais importantes quanto os resultados propriamente tidos pelo instrutor.Exemplo: Eu conheço dois instrutores, um fatura por volta de R$ 100.000,00/ano e seus treinamentos são maravilhosos com alunos tendo resultados ótimos, outro instrutor fatura R$ 1.000.000,00/ano mas não vejo um índice de sucesso tão bom em seus alunos pois a didática e o suporte são péssimos.

4 – Os depoimentos e testemunhos são de pessoas “conhecidas” e com negócios de sucesso? Depoimentos são importantes (eu mesmo já dei alguns para treinamentos que realmente fizeram a diferença para mim, veja um aqui) mas não tome sua decisão baseado exclusivamente neles. Aproveite os depoimentos para pescar “características” do treinamento que você necessita, se você não conseguir “pescar” nada nestes depoimentos fique com um pé atrás.

5 – O produto tem “garantia de satisfação ou seu dinheiro de volta”? Muito preocupante, há muitos relatos de produtores que “sumiram”, demoraram para providenciar o reembolso e passou os 30 dias, enfim, todo o cuidado é pouco. Pesquise no Reclame Aqui e nos fóruns da internet pois esses treinamentos estão sendo desmascarados.

6 – O custo do treinamento é compatível com sua capacidade financeira? Mantenho minha posição original. É claro que se você puder adquirir um treinamento TOP de linha sua vida se torna mais fácil mas se isso significa “se enforcar” financeiramente não vale a pena. Sei que o meu ponto de vista nesse assunto não é compartilhado por todos. Há uma linha de raciocínio que “ter fome” e “cada dia ter que ganhar o pão” te coloca numa posição privilegiada de lutar pelo o que você  almeja, além disso você perde “uma boa história para contar” (quantos treinamentos você já viu em que o instrutor fala de como ele “passava necessidade”, etc…). Minha opinião é que se você está “enforcado financeiramente” não tomará as melhores e mais estratégicas decisões para seu negócio. Você muito provavelmente tomará decisões visando o curto prazo e essas podem impactar o seu negócio no longo prazo.

7 – Já tem uma ideia do que quer fazer online? É interessante que você converse primeiro com pessoas que já começaram para obter ideias. O Fórum de Orientação Digital é um bom local. Lá você poderá falar um pouco sobre quem você é e obter valiosos feedbacks sobre o que poderá fazer.

8 – Há eventos presenciais, grupos de discussão,etc…? Eventos presenciais são importantíssimos! No entanto existe uma discussão bastante sadia sobre os grupos secretos no Facebook. Alguns relatos que recebo é que alguns grupos o produtor tem uma tímida participação meio que esperando que 80% dos problemas sejam resolvidos entre os próprios alunos. É o que chamamos de “terceirização informal” do suporte. Fique de olho nesses relatos e fuja dos treinamentos em que isto está ocorrendo.

9 – Com se esclarecem as dúvidas em relação ao treinamento? Não há muito o que dizer aqui, noto uma imensa boa vontade dos produtores em tirar suas dúvidas no processo de lançamento e venda, depois a boas vontade some em boa parte deles. Um caso celebre que ocorreu comigo foi que fiz uma pergunta para o instrutor e ele me respondeu 45 dias depois. Durante o lançamento da versão 2.0 do produto fiz uma outra pergunta e ele me respondeu em 6 horas, que diferença!

10 – Quanto tempo você terá disponível? Confesso, um dos piores erros que cometi. Tenho treinamentos que até hoje não concluí. Mas foi uma ótima lição aprendida. Todo o dia sou bombardeado com ofertas dos mais famosos treinamentos e a primeira pergunta que eu faço é: Sinceramente, eu vou fazer o treinamento? Eu vou reservar X horas por dia para fazê-lo? Se você “pensar na resposta” não compre. Sério, prepare-se para “mergulhar” no treinamento senão não vale a pena.

11 – Por quanto tempo o treinamento ficará disponível? A grande maioria dos treinamentos hoje em dia fica disponível por tempo indeterminado. Confesso que agora fico na dúvida se não é melhor um com tempo determinado pois lhe forçaria psicologicamente a terminá-lo. O problema é que mesmo concluindo um treinamento você as vezes quer voltar a ele para referências e se for um por tempo determinado você não teria essa facilidade.

De uns tempos para cá, novos treinamentos apareceram , vou citá-los abaixo (todos sem link de afiliado) , no entanto, se você quiser prestigiar o blog os treinamento que recomendo (ai sim com links de afiliado) estarão na seção Eventos e Treinamentos recomendados do blog (clique aqui). Não custa lembrar que a compra de um treinamento pelo link de afiliado não incorre, de forma alguma, em custo adicional para você.

Novos sites e treinamentos de como ganhar dinheiro na internet

Lembrem-se, recomendo uma análise criteriosa dos treinamentos abaixo baseado nas 11 pergunats acima.

Método Start – Gustavo Freitas – Assunto: Blogs

Formula Negócio Online – Alex Vargas – Assunto: Negocios Online em Geral com enfoque em Afiliados

Top Afiliados – Cris Franklin e Romualdo  – Assunto: Afiliados

Hotmart Experts – Jordão Felix – Assunto: Afiliados

Facebook Pro – Ramon Tessman – Assunto: Facebook Marketing

Instituto Desevolve TI – Bruno Marinho – Assunto: Facebook Marketing

Marketing Digital com Resultados – Bruno Picinnini e Henrique Carvalho

[SITE] Digital Marketer – Ryan Deiss – Assunto: Negocios Online em Geral com enfoque em trafego e funil de vendas

[SITE] Paid to Exist – Jonathan Mead – Assunto: Filosofia do Empreendedorismo/Mindset Empreendedor

Algum curso adicional? Com certeza deve ter! Comente abaixo! (sem links de afiliado)

Um forte abraço!

Christian

20 Comentários


  1. Penso que este artigo deve ser de leitura obrigatória para quem está iniciando no mundo digital. Parabéns Christian por compartilhar conteúdo tão importante.

    Responder

  2. Parabéns pelo artigo, me fez refletir melhor em qual curso devo adquirir, deve ser leitura obrigatória para quem for começar na área.

    Responder

    1. Olá Junior!
      Obrigado pelo elogio! Fico feliz em poder ajudar!
      Um Abraço!
      Christian

      Responder

  3. Olá ,excelente artigo ,vai ajudar e muito nos primeiros passos para quem quer trabalhar na internet e conhecer este mundo digital cheio de oportunidades .
    Compartilhando !!!!
    Sucesso !

    Responder

  4. Gostei muito da materia. Pretendo comecar a fazer marketing digital, nao tenho nenhuma nocao e nao sei por onde comecar a aprender, gostaria de alguma dica ou orientacao por o de comecar ou como comecar. Agradeco.

    Responder

    1. Olá Andrea!

      Obrigado pelo elogio!

      A sua pergunta é ótima e bastante difícil de responder de forma “100% correta”. Outrora iria lhe responder que você poderia começar fazendo um dos treinamentos recomendados pelo blog como o Método Start, Hotmart Experts, Formula Negócio Online, Ijumper ou Fórmula de Lançamento. Mas creio que a questão é mais ampla.

      O mundo do Marketing digital é repleto de informação, são tantas ao mesmo tempo que você fica meio perdido. O Marketing digital pode ser a ferramenta que você precisa.

      O Marketing digital pode lhe ajudar a sobretudo provocar a “transformação” nas pessoas seja lá em que área vc atua (saúde, desenvolvimento pessoal, finanças e dinheiro, relacionamentos, turismo, etc…). Mas para isso você deverá primeiro se responder algumas perguntas.

      1) Você já sabe ou tem noção do que quer fazer? Você precisa de alguma ajuda para descobrir isso?
      2) Quais são seus conhecimentos, habilidades e atitudes? Gosto de Ler? Gosto de Organizar e Liderar? Sou detalhista? Você precisa de alguma ajuda para descobrir isso?
      3) Você será uma empreendedora. Já teve alguma experiência desse tipo, ou sempre “seguiu” ordens e processos? Veja o fato de nunca ter sido empreendedor não significa que não possa vir a ser, pelo contrário, qualquer um pode virar um empreendedor. Mas se você nunca foi ou teve alguma experiência convém estudar um pouco sobre a mentalidade empreendedora.
      4) Quais são suas limitações e pontos de melhoria? Tempo? Dinheiro? Baixa produtividade? Procrastinação? Falta de Organização? Falta de Foco, etc…

      Creio que antes de começar esses assuntos acima devem ser endereçados. Faça esse exercício e entre em contato comigo.

      Um Forte Abraço!
      Christian

      Responder

  5. Parabéns..felizmente passado alguns anos encontrei uma orientação, uma luz. Você faz e responde as dúvidas de quem quer começar alvum negócio ou não,online. Eu há alguns que penso em começar, mas infelizmente tenho todos os defeitos “actuais”..desmotivação, não sei por onde começar, o que começar, etc… pode me ajudar?
    Muito obrigada por estes esclarecimentos.

    Responder

    1. Olá Maria!

      Ontem assisti uma palestra e o palestrante falou muito de “Visão”.

      Então, antes de começar qualquer coisas você deve escrever num papel aonde você quer estar daqui 5 anos. O que você estará fazendo? Que pessoas você se imagina interagindo com? Como será a relação com sua família? O que vocês farão?

      Pense nas coisas que você sabe fazer , pense no conhecimento que você adquiriu na vida. Estamos na era da informação onde é bastante fácil monetizar o seu conhecimento.

      Construa esse seu “jogo interior”, para depois partir para a parte prática que este blog e os demais blogs de marketing digital podem lhe ajudar também.

      Um Abraço!
      Christian

      Responder

  6. Olá Christian. Gostei muito do seu artigo e gostaria de uma orientação. Como podemos falar? Obrigada

    Responder

    1. Olá Valdei!
      Obrigado por compartilhar sua percepção do curso.
      Um Abraço!
      Christian

      Responder

  7. Isso é uma fraude sem precedentes. Como tem gente que acredita? Será que são enganadas por intermédio de escritos e fotos ilustradas de paisagens paradisíacas? Não vejo essa possibilidade de ganhar tanto dinheiro, como o próprio Bruno Picinini diz apenas através de marketing digital. As informações não encaixam, não fazem sentido.

    Responder

    1. Olá Allan!
      Obrigado pela participação!
      A “Copy” de alguns produtores realmente aponta para situações “irreais”. Acredito que devemos “separar ou ignorar” essa parte pois estamos diante de uma disciplina (Marketing Digital) que certamente gera (e gerará) muitos empregos e oportunidades de negócio.
      Uma sugestão para quem quiser aprender o Marketing digital de uma forma mais “realista”, e com um instrutor plenamente capacitado no ramo deve procurar o trabalho do Olímpio Araújo. O link (não afiliado) é http://www.gestordemarketing.com/gestores

      Responder

  8. Olá Christian!

    Estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.

    Abraços!

    Ana Paula

    Responder

  9. Olá Christian!

    Gostei do artigo, é fundamental analisar alguns fatores importantes antes de comprar o seu curso e o seu artigo é fundamental!

    Abraço!
    Ananias

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *