Tipos de Afiliado. Em qual deles você se encaixa?

Tempo de leitura: 9 minutos

Tipos de Afiliado. Que tipo de afiliado você é?

ganhar-dinheiro-online-afiliado
Ganhe Dinheiro Online sendo um afilaido

Você trabalha como afiliado? Hoje em dia muitas pessoas estão rumando para internet em busca de oportunidades para ganhar dinheiro e conseguir, entre outras coisas, montar seu próprio negócio. Então é fundamenta que você conheça os tipos de afiliado.

A internet é mais barata, e por conta disto qualquer pessoa consegue, com força de vontade e com boas ideias, criar um negócio próprio sem grandes investimentos (algo impensável para um negócio físico convencional).

E um dos mercados que mais cresce na internet, um que tem gerado grandes histórias de sucesso,é , sem dúvida,  o mercado de afiliados. O mesmo tem atraído um grande número de pessoas interessadas nas oportunidades por ele oferecidas.

Portanto, nas próximas linhas, nós vamos mostrar um pouco mais sobre o mercado de afiliados, explicando o seu funcionamento e mostrando, entre outras coisas, os tipos de afiliados existentes. Assim você poderá escolher melhor a sua estratégia antes de iniciar neste tão promissor e concorrido mercado. Preste muita atenção!

Afilaido – O que é?

afiliado conceito
afiliado-conceito

A primeira coisa que você deverá saber é exatamente o que é um afiliado. Essencialmente o afiliado é “o elo” entre o Produtor e milhares de potenciais clientes.

Ainda que o foco do artigo seja a relação afiliado-produtor no mercado de infoprodutos, a relação entre os dois pode-se dar tanto para a oferta de produtos e serviços físicos como digitais.

A grande vantagem de ser afiliado de infoprodutos é que, devido ao baixo custo fixo e marginal desses, os produtores podem oferecer polpudas comissões que chegam até 60% sobre o valor total do produto (ainda que normalmente ficam entre 30 e 50%).

Para entender melhor isto é importante entender os programas de afiliados, que são plataformas que agregam pessoas que criaram produtos e que desejam que eles sejam vendidos de modo mais eficiente.

O programa de afiliados, no caso, funciona como um facilitador/mediador, que aproxima as pessoas de ambos os lados para que todos possam ganhar dinheiro ofertando produtos digitais na internet.

Para um produtor, ter um produto digital cadastrado num bom programa de afiliados é uma boa porque garante que uma grande quantidade de afiliados possa vendê-lo em seus blogs e em outras plataformas.

Hotmart, Eduzz, Monetizze e Clickbank são exemplos de bem sucedidas plataformas onde você pode encontrar milhares de infoprodutos para divulgar.

Já para os afiliados, se cadastrar num bom programa de afiliados significa uma oportunidade para ganhar dinheiro de maneira inteligente e rápida, pois ele poderá escolher um ou mais produtos para tentar vender, ganhando em troca comissões que podem ser realmente altas.

Para conseguir ter sucesso como afiliado, uma pessoa precisa, entre outras coisas, ter uma mentalidade profissional e empreendedora. Precisa entender as principais técnicas de marketing digital (muitas delas explicadas aqui no blog) para usá-las de modo eficiente e precisa ter muita força de vontade para não desistir perante os primeiros resultados ruins (Eu mesmo “penei” bastante antes de fazer minha primeira venda).

Os tipos de afiliados existentes

Pois se você se interessou por este tipo de mercado e enxergou nos programas de afiliados oportunidades interessantes para conseguir ganhar dinheiro na internet, chegou a hora de você se aprofundar ainda mais no tema.

Nós vamos mostrar agora, nas próximas linhas, os diferentes tipos de afiliados existentes, para que você possa ver com qual você se identifica melhor e também para que você possa escolher qual será.

Tipos de Afiliado – Afiliados Amadores ou “Renda Extra”

afiliado amador
afiliado amador

Estimo que 99 de cada 100 pessoas que começam no mercado de afiliados o fazem de forma amadora visando uma renda extra.

Geralmente essas pessoas saem divulgando um monte de produtos de diversos nichos pelas redes sociais, fazendo comentários em blogs, sites e fóruns e fazendo uso contínuo da prática de SPAM.

As técnicas acima podem gerar algumas centenas de reais de resultado, mas dificilmente irão gerar uma renda sustentável.

Todos os dias recebo propagandas sem o menor nexo em  e-mails, comentários em meus blogs e na minha página do Youtube, Facebook e outros lugares.

Infelizmente, apenas 5% dos que começam como amadores conseguem alguma renda extra. Além disso poucos conseguem fazer, de fato, a transição para um modelo profissional.

Tipos de Afiliado – Afiliados Profissionais

afiliados-profissionais
afiliados-profissionais

A afiliado profissional encara o seu negócio online de forma empresarial, cada ação que toma é fruto de um planejamento com objetivos e metas concretas.

O afiliado profissional constantemente está medindo o desempenho de seu trabalho e fazendo inúmeros testes a fim de obter o maior Retorno sobre Investimento (ROI) Possível.

Abaixo veremos alguns tipos de afiliados profissionais.

Tipos de Afiliado – Afiliado Autoridade

afiliado autoridade
By Jonathunder – Own work, GFDL, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3899115

O primeiro tipo de afiliado profissional que nós vamos apresentar é um dos mais respeitados e admirados por todos, pois é o afiliado conhecido como “autoridade”, já que ele se posiciona no mercado como uma verdadeira autoridade dentro do nicho que deseja atuar.

Para conseguir se posicionar como uma autoridade dentro do mercado, no entanto, ele precisa construir uma marca, e precisa se colocar de modo a vender uma imagem de que ele realmente é uma sumidade dentro do nicho.

Isto demanda trabalho, mas os resultados são incríveis, já que as pessoas passam a ter confiança na imagem de segurança que o afiliado do tipo “autoridade” transmite para elas.

O trabalho tem a ver com a produção de conteúdo de qualidade relacionado ao produto que deseja promover, além de estratégias para melhorar os resultados, que quando começam a dar certo, logo chamam a atenção das pessoas, aumentando ainda mais a credibilidade do afiliado no mercado.

Segundo Giordano Narada, um dos principais gerentes de afiliados do Brasil e conhecedor das principais estratégias dos afiliados de sucesso, virar um afiliado autoridade é um dos principais caminhos para a criação de um negócio online sustentável e de sucesso.

Este E-book Gratuito dá mais detalhes sobre o afiliado autoridade.

Tipos de Afiliado – Afiliado Produtor

afiliado produtor
Foto de Jacquelinehari sob a licença Attribution-ShareAlike 3.0 Unported

O segundo tipo apresentado é o chamado afiliado “produtor”, que normalmente é, além de afiliado, também um afiliador, já que tem um produto digital para vender no mercado.

Além de promover produtos digitais de outros parceiros, este afiliado “produtor” também promove seus próprios produtos digitais, que ele produz com seus próprios conhecimentos. Por conta dos conhecimentos amplos que ele consegue obter por conta de sua atuação nas duas pontas do processo, este afiliado “produtor” quase sempre consegue ser um dos mais bem sucedidos afiliados do mercado digital.

Veja que um Afiliado “produtor” acaba também por ser um pouco de Afiliado “Autoridade”, isso claro, irá depender da relação que criará com seus clientes.

Para conseguir ter sucesso ele precisa, no entanto, ter uma grande quantidade de parceiros, com os quais precisa manter sempre um bom relacionamento, para garantir que seus negócios sejam sempre de grande alcance.

Tipos de Afiliado – Afiliado Árbitro

Tipos de Afiliado - Afiliado Arbito
O afiliado arbitro está sempre fazendo experiências

E agora que você já conheceu dois tipos de afiliados existentes, chegou a hora de conhecer o terceiro tipo, que é chamado de afiliado “árbitro”, que recebe este nome justamente porque atua mais como mediador do que qualquer outra coisa.

Seu trabalho é de bastidores, e ele dificilmente aparece em cena, já que não possui a autoridade e também não tem o status que os outros dois tipos apresentam, mas ele é de fundamental importância para o negócio, já que ele garante o mais importante dentro do mercado de afiliados: as vendas.

Por ser muito técnico e conhecedor de praticamente tudo que envolve programas de afiliados, o afiliado “árbitro” costuma atuar usando as melhores ferramentas para gerar mais tráfego e mais vendas.

Suas campanhas online e seus anúncios são sempre muito bem pensados, e os resultados logo aparecem, gerando sempre o mais esperado por todos: vendas e mais vendas!

Portanto, se você é uma pessoa que ainda não sabe como ingressar no mercado de afiliados, conhecer os três tipos de afiliados existentes pode ser mais do que fundamental para que sua escolha seja feita.

Veja com qual tipo você se identifica mais e procure trabalhar para aflorar suas características principais em prol dos seus negócios, e você verá os resultados surgindo rapidamente.

Não deixe de procurar se aprofundar mais sobre os três tipos e também sobre o funcionamento dos programas de afiliados, para que seu ingresso neste tão concorrido e promissor mercado seja o melhor possível e para que você também possa ganhar muito dinheiro com ele.

Um das melhores maneiras de começas a trabalhar como afiliado do Zero é, sem dúvida, se capacitando, para tanto eu recomendo um dos mais completos programas de treinamento existentes hoje, o Negócio Online do Zero do Anderson Chipak.

Mais referências sobre o mercado de afiliados:

Forte Abraço!

Christian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *