Existe idade certa para empreender?

Tempo de leitura: 3 minutos

Existe idade certa para empreender?

voce-sa

Sempre que o ano começa as revistas com conteúdo relacionado a negócios e desenvolvimento fazem artigos que tentam, de alguma forma, ajudar as pessoas a desenvolverem seu planejamento para o ano de 2015. Quais serão as novas competência? Os novas oportunidades? Quais são as melhores cidades?

Dentro deste contexto achei bastante oportuna a reportagem da capa da revista Você S/A “Como fazer o seu dinheiro render mais (sem sacrificar as coisas boas da vida)”. A capa foi interessante, um pilha de dinheiro (inclusive chamou a atenção do meu filho) com um homem deitado em cima.

Algo que me chamou a atenção no artigo foi a inserção do empreendedorismo como alternativa real para o enriquecimento financeiro. Antes se tinha na cabeça que o importante era trabalhar 30 anos, economizar o que pudesse para ter uma “aposentadoria”digna.

Esse pensamento é muito pequeno e já não se sustenta mais, tanto que a renomada revista já fala abertamente disso.

Em suma, o empreendedorismo tem que se apresentar como alternativa em qualquer projeto de vida!

As dicas e os poréns

espere-ai

 

As dicas do artigo (não vou entrar no detalhe de cada dica) remetem a uma característica do nosso cérebro chamada de “Cérebro Avarento”, isso significa que temos a tendência de recorrer ao “mais simples”, ao “atalho” ou “gatilho” na hora de tomar uma decisão.

Nos dias de hoje, com as milhares de distrações que temos, é árdua a tarefa de “ler” com calma e profundidade um determinado artigo. Para “facilitar” a vida do leitor usamos e abusamos de “títulos” e “subtítulos” afim de “chamar” o leitor para dentro do conteúdo.

O problema é que essa técnica, às vezes, pode gerar o efeito contrário. O leitor pode se limitar a somente ler o título e pensar “já saquei a dica, não preciso ler mas essa parte”. É o nosso “Cérebro Avarento” em ação.

O conteúdo da do artigo referente a “dica” tinha um monte de “poréns”, as vezes são “tantos” poréns que chegam a “desconstruir” a dica dada no título.

Um dos “poréns” do artigo foi que, apesar do mesmo recomendar o empreendedorismo como alternativa, ele coloca limitações de idade, ou seja, você não deveria se dedicar muito a um “projeto empreendedor” no início da sua carreira.

Você deve começar a pensar em empreender desde cedo, ou só quando tiver mais experiência?

duvida-empreender

Aqui vem minha maior discordância em relação ao artigo que induz o leitor a pensar em empreender mais tarde na vida. Creio que não há idade para começar a empreender, a experiência virá justamente de suas iniciativas empreendedoras. Quanto mais jovem você for melhor, mais riscos poderá tomar. Assim com se recomenda diversificar a carteira de ações, você deve diversificar suas opções de carreira sob a pena de deixar uma empresa, um segmento e uma carreira definirem os seus sonhos e/ou futuro.

Empreender, é mais uma questão de “Mindset” (mentalidade) do qualquer outra coisa. Para quem deseja entender um pouco mais de mindset recomendo estes vídeos ( procure assistir na ordem) que listo abaixo do do Conrado Adolpho sobre o “Mindset” (Mentalidade) Empreendedor.

1) Afinal, o que é Mindset?

2) O Dragão e a Razão

3) Imaginando seu Castelo

4) Masterclass do Remindset

Conclusão

Se há uma coisa que eu concordo no artigo é o investimento em educação, nunca deixe de investir em educação, em novos aprendizados. O valioso conhecimento que tem hoje pode não ser tão valioso daqui a 10, 15 anos, então é fundamental aprender novas competências. Eu mesmo estou atualmente fazendo um curso de produtividade de um especialista americano, ou seja, procure sempre aprender algo de novo.

Para concluir, diversificar é uma importante chave para a prosperidade e enriquecimento financeiro. Colocar suas economias em diferentes investimentos para diferentes objetivos, diversificar seus investimentos afim de obter uma ganho consistente e sustentável no longo prazo e, finalmente, diversificar o seu conhecimento afim de desenvolver múltiplas competências que podem gerar renda sobretudo através do empreendedorismo.

Um forte abraço!

Christian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *