Como criar um blog profissional, “case de criação” e dicas

Tempo de leitura: 13 minutos

Como criar um blog profissional, “case de criação” e dicas

ganhar-dinheiro-online
Ganhar dinheiro com blog

Olá! Tudo Bem?

Quem me acompanha sabe que tive um começo muito duro no empreendedorismo digital. No começo eu realmente não tinha muita noção e acabei por adquirir um treinamento que, de certa forma, estava defasado.

E lá vou eu na minha primeira empreitada, montei um site “tosco” e coloquei 6 banners. Era feio que “doía” e tinha o título “Oportunidades de Negócio”.

Infelizmente não guardei uma foto daquela época “negra”. Pra falar a verdade nem gostaria de reproduzir aquilo em respeito aos produtores.

Fiquei 2 preciosos meses no famoso “marketing da esperança”, aonde eu sentei e esperei pacientemente o dinheiro jorrar na minha conta.

O “SPAMMER”

Não bastasse o insucesso desta empreitada, passei por um momento mais constrangedor ainda. Uma das técnicas que o curso que tinha feito ensinava era procurar o seu cliente em fóruns e grupos de discussão, e assim comecei a navegar pelos fóruns.

Eu estava num fórum e estava acontecendo uma discussão sobre um problema específico, um problema que era certamente resolvido por um dos produtos que eu estava divulgando. Entrei na discussão e expliquei que no meu site havia um produto chamado “XXXX” que resolvia o problema dele e coloquei o link para meu site.

Uma duas horas depois resolvi voltar ao fórum para ver a discussão e quando fui me logar recebo a seguinte mensagem “Você foi banido deste fórum! Motivo: SPAM”.

Eu nunca havia sido banido de nada pois sempre prezei pela correção em tudo que faço. E agora estava sendo taxado de “SPAMMER”.

Eu havia chegado ao “fundo do poço”, 2 meses nesse “negócio” de ganhar dinheiro online, zero ganhos e sendo acusado de fazer SPAM!

A Salvação – Um Blog

Naquela época eu tinha um blog no UOL. Escrevia sobre assuntos diversos, mas , de longe, passava pela minha cabeça que eu poderia utilizar um blog de forma profissional. Para mim blog era uma coisa de amador.

Comecei a pesquisar e vi que muitas pessoas, em diversos nichos, estavam ganhando dinheiro com blog.

Mas o primeiro ponto de virada, onde literalmente comecei a me movimentar para sair do fundo do poço, aconteceu quando navegava pelo Hotmart em busca de alguma luz.

Neste dia recebi uma mensagem de um produtor (que não foi direcionada a mim, mas a todos os afiliados), li com atenção o conteúdo pois o mesmo mudaria para sempre a maneira de olhar meus negócios online.

O produtor falava, na mensagem, que 95% dos afiliados dele não faziam uma venda sequer e elencava os prováveis motivos disso acontecer.

  • Esses afiliados não conheciam o produto e, portanto, não tinham como divulgá-lo corretamente.
  • Esses afiliados não dispunham de um canal de comunicação adequado ou que transmitisse alguma autoridade e confiança.

Finalmente o produtor ofereceu seus livros com 50% de desconto para os afiliados que desejassem conhecer melhor o produto, ofereceu também um livro (também com 50% de desconto) que ensinava como criar um blog (um dos meios de comunicação mais importantes para se transmitir autoridade e confiança).

Para mim a mensagem foi o equivalente a “um tapa na cara”, pensei, estou fazendo TUDO errado…Imediatamente adquiri os livros sugeridos pelo produtor.

Quando eu terminei de ler o livro que queria promover foi uma experiência espetacular. Agora sim eu estou pronto para indicá-lo.

A partir dai, criei o blog e a resenha do livro.

blog simples
blog simples

 

Mais “experiente” em fóruns e grupos comecei a divulgação em locais bem específicos em que sabia que poderia fazer isso.

Com a estratégia correta, não demorou muito para eu receber o primeiro e-mail “Venda Realizada!”!

Fiquei super feliz mas me sentindo, de certa forma, estúpido.

Descobri a venda pelo e-mail que o Hotmart me enviou, ou seja, não havia a necessidade de ficar entrando no Hotmart para ver se havia vendas , ele mesmo me avisava.

Esta resenha foi um dos ativos mais preciosos que criei na minha carreira, já foi visualizada milhares de vezes gerando vendas na casa dos 4 dígitos.

DICA

Se eu puder dar uma dica baseada em experiência própria e analisando resultados de campanhas que fiz nos últimos 2 anos, posso seguramente afirmar que você deve “conhecer” o produto que vai divulgar, a sua experiência pessoal é a que vai impactar mais a sua audiência.

Fase 2 – Tentando profissionalizar o blog

Com um pouco de dinheiro entrando, chegou a hora de dar uma melhorada no blog, primeiro saí do domínio “wordpress.com”  e adquiri meu próprio domínio.

Depois fui atrás de um template gratuito, mas que fosse um pouco mais interessante que o tema básico entregue pelo WordPress.

Cheguei neste tema aqui.

Como o blog era do nicho de finanças fui atrás de um tema o resultado foi:

  • Um blog com um pouco mais recursos como o “slider” no início dando ênfase aos artigos mais importantes ou novos.
  • Uma captura gratuita de e-mails feita pelo “Feedburner”
  • Espaços para publicidade como Adsense.
blog-fase-2
blog-fase-2

 

Bem, apesar das mudanças, o blog continuava fraco. Nessa época eu já acompanhava o trabalho de grandes blogueiros como Henrique Carvalho do HC Investimentos e do Rafael Seabra do Quero Ficar Rico.

Num email do Henrique, ele anunciava a criação do Viver de Blog. Quando eu entrei no “novo” blog dele tomei um susto com a beleza, o conteúdo e a usabilidade!

Sinceramente, eu nunca tinha pensado que blogs podiam tomar essa magnitude. Fiquei realmente “de queixo caído”.

Ao analisar com calma o Viver de Blog percebi, que era um design voltado para conversão. Ou seja, sem “vender” nada o blog fazia você sempre tomar o próximo passo.

Estudei profundamente o blog do Henrique e fui percebendo algumas iniciativas que ele tomava, alguns pequenos detalhes que fazem a diferença.

Nessa época, para atrair tráfego eu utilizava a mesma fórmula de sempre participando ativamente de fóruns e indicando meus artigos. Um trabalho que não dava resultado.

Metendo a mão na massa

mao-na-massa
mão-na-massa

Olhando o blog do Henrique percebi que umas das principais iniciativas era facilitar a captura de emails, para onde eu olhasse havia uma oportunidade de se inscrever.

Além disso percebi que o Rafael Seabra no Quero Ficar Rico tinha feito uma atualização de design que ficou ótima e, pensei, tenho que fazer alguma coisa. Outros blogueiros do meu nicho estavam investindo pesado em em seus blogs,  tenho que me mexer.

Resolvi então mudar de uma vez por todas o meu blog. A ideia inicial era pagar um designer para fazer o blog, de preferência o mesmo que fez o Viver de Blog e o Quero Ficar Rico.

Obviamente, devido ao sucesso do Viver de Blog, a agenda do Marcio Duarte estava lotada.

Nos próximos 2 meses foquei em modificar o “design” do meu blog, comprei um tema profissional na Studiopress e comecei a estudá-lo profundamente pois sabia que, para deixar o blog do jeito que queria iria precisar customiza-lo.

Nesse momento virei o melhor amigo do CSS, uma linguagem de estilos que dá vida aos sites. O CSS é meio chato de usar mas com o tempo fui me acostumando.

Essa decisão me gerou um custo de oportunidade pois reduzi a quantidade de artigos postados e, por conseguinte, o engajamento e trafego do meu blog de um leve diminuída.

Dica

Hoje você não precisa quebrar a cabeça como eu fiz para ter um blog profissional, vou te dar 3 ferramentas de fácil uso com custo acessível (Considerando que, para um design profissional, você não gastaria menos de 4000 reais).

Tema Épico – Meu Favorito (Ao adquirir você ganha um curso gratuito aqui do Aprendiz do Marketing Digital)

Tema Conversion WP – Uma ótima alternativa ao Épico

Fase 3 – Blog Novo e Infoproduto

Bem, findado a construção do blog novo entre com ele no ar. Os resultados não tardaram a aparecer, em 1 mês consegui capturar a mesma quantidade de e-mails que os 6 meses anteriores.

E claro que, com números pequenos qualquer subida é relativamente alta.

Uma coisa é você ter 20 emails e capturar 120. Outra é ter 2000 emails e capturar 12000.

Mas o importante é validar o modelo, e o novo blog fez justamente isso.

A seguir duas novas iniciativas foram criadas:

1) Criação do primeiro Infoproduto do Blog;

2) Primeiro E-book gratuito (isca digital).

Essas iniciativas geraram um aumento significativo da captura de e-mails, e, por conseguinte tráfego.

 

exemplo-bizzinvest

Mudanças nos artigos e na forma de escrever.

Quando o blog começou, a maioria dos artigos escritos tinham o seguinte perfil:

  • Personalista, falava muito sobre minhas experiências e sobre fatos.
  • Tamanho entre 300 e 800 palavras
  • Quase nenhuma imagem ou texto

Abaixo mostro uma foto do artigo do início da minha carreira de blogueiro:

artigo pequeno
artigo pequeno

 

 

Ao ler outros blogs como o Viver de Blog e o Quero Ficar Rico percebi uma diferença grande. Além das belas imagens e infográficos percebi que os artigos tinham um objetivo claramente definido para o leitor.

Ou seja, os artigos, em sua grande maioria visam resolver um problema específico.

E esse é o perfil de artigo que venho tentando escrever:

  • Artigos maiores (entre 1000 e 3000 palavras);
  • Artigos com recursos de multimedia (imagens  e vídeos);
  • Artigos que visam resolver um problema específico;
  • Artigos quem tenha uma chamada para ação no final.

Segue uma foto (não foi fácil fazer) do artigo grande.

artigo grande
artigo grande

 

Parcerias – Sem elas não vamos a lugar algum.

Um grande salto que dei na minha carreira de blogueiro foi quando comecei a ir a eventos e encontrar outros blogueiros e produtores.

Nesse ambiente propício ao Networking surgem ideias de conteúdo, entrevistas e outras iniciativas.

Ao olhar meus ganhos mensais percebo, que um valor significativo oriunda de produtos que indico de parceiros que conheci exclusivamente nesses eventos. Parceiros como o próprio Rafael e o Henrique cujo parceira já gerou mais de 5 dígitos em vendas.

eu-rafael-henrique
Parceiros de 5 dígitos em vendas

 

Dicas, desafios e os próximos passos

Uma dica que eu posso lhe dar hoje é encarar um blog da seguinte forma.

O seu blog irá (1) ajudar as pessoas a resolver problemas específicos isso irá (2) gerar engajamento e autoridade para você e , finalmente (3), ele irá converter.

Essa é a escala de prioridades que devemos seguir para ter um blog “matador”.

Artigos – O motor que movimenta um blog

Um blog não existe sem artigos, então vou focar minhas dicas em explicar os tipos de artigos.

Essa talvez seja uma das maiores “sutilezas” do grande blogueiro. Cada artigo escrito por um blogueiro tem um objetivo específico.

Ao escrever seu próximo artigo pense em qual tipo de artigo você está escrevendo.

Artigos de engajamento

Se você perceber, os blogs de maior sucesso começam com artigos de conteúdo puro alinhados com os objetivo de ajudar as pessoas citado acima.

Esses artigos tem como único objetivo levar o leitor para o seu blog. Perceba que esses artigos, por terem conteúdo puro, são muito mais aceitos nas redes sociais.

O tráfego para este artigo virá da:

  • Lista de Emails
  • Redes de Pesquisa (Google)
  • Redes Sociais

Artigos de conversão

Esses artigos tem como objetivo principal converter, levar o leitor a executar uma ação específica como adquirir um produto recomendado, assistir um vídeo ou se cadastrar num lista de emails específica.

O tráfego para este artigo virá da:

  • Lista de Emails
  • Redes de Pesquisa (Google)
  • Artigos de Engajamento
  • Artigos Mistos

Artigos Mistos

A grande maioria dos blogueiros (inclusive alguns profissionais) faz uso de artigos mistos. Os artigos mistos dão bastante conteúdo de valor, mas, no final, recomendam algo.

Isso parte do principio que, se as pessoas gostaram do seu artigo, a tendência é que desejem consumir mais.

Um bom artigo gera um impacto positivo no leitor liberando dopamina no cérebro, essa liberação gera uma sensação de bem estar no leitor, sensação essa que ele deseja que seja repetida.

Ao colocar uma chamada para ação no final do artigo, você acaba provendo ao leitor a continuação da experiência.

Nota: Este artigo é Misto pois trata de lhe oferece conteúdo de valor lhe convidando a tomar uma ação no final.

O grande desafio do blogueiro

Quando eu comecei a carreira de blogueiro sabia que o grande desafio era ter paciência, afinal o blog é um projeto de longo prazo.

A paciência é em todos os níveis, quando você está escrevendo um artigo, você pode ficar ansioso para publicá-lo e deixar de colocar assuntos importantes dentro dele.

Por outro lado, ao buscar a perfeição, você pode deixar ótimos artigos presos por meses com informações que são importantíssimas para seu leitor.

O ideal aqui, é ter um equilíbrio.

Não desistir nunca

Mesmo sem resultados fortes no início , você deve continuar. A falta de resultados é o motivo pelo qual a grande maioria dos blogs não dura 1 ano.

Não é da noite para o dia que você se torna um “mestre” em blogs profissionais.

O Rafael Seabra é blogueiro desde 2008 e o Henrique desde 2010. Uma característica única dois dois é que nunca desistiram de seus sonhos.

Conclusão

Muitos blogueiros de sucesso começaram do zero sem saber nada. Foram, com muita dedicação, aprimorando suas técnicas. Isso custou muito tempo. Há muitos nomes de referência no exterior como Darren Rose, Pat Flynn e Corbett Barr. Certamente eu aprendo muito com eles.

Mas como você deve ter visto ao longo do texto, o meu amigo Henrique Carvalho levou a criação de blog profissionais para um outro nível aqui no brasil. Não há palavra melhor para definir os blogs gerenciados pelo Henrique, “Memoráveis”!

Não é fácil cria re gerenciar um blog desse tamanho mas o Henrique vai explicar um pouco como ele conseguiu isso neste vídeo que mostrará os 7 pilares de um blog de sucesso. Clique aqui ou na foto abaixo para vê-lo.

Blog Memorável
Blog Memorável

Um forte abraço!

Christian

Imagem de Shutterstock

2 Comentários


  1. Ola Christian, excelente artigo. Esse é o começo para quem quer começar a ganhar dinheiro com blog.

    O resto é divulgação e depois usufruir dos $$$$$$$.

    Um grande abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *