Um aliado poderoso para conquistar leitores e clientes (Garantido!)

Tempo de leitura: 7 minutos

Como disse em artigos anteriores, nos últimos 6,7 meses, observei uma melhoria significativa da performance dos meus negócios online, isso inclui Crescimento da Lista de e-mail, fãs nas páginas do Facebook, Aumento de Trafego nos blogs e, consequentemente, aumento do faturamento.

indicadores-recentes

 

A obtenção destes resultados surgiu após a aplicação de diversas técnicas que, juntas, foram responsáveis pelo resultado obtido.

Essas técnicas incluem:

  • Design do Blog voltado para a captura de emails sem prejuízo da experiência do leitor, criação de conteúdo relevante no blog e criação de um infoproduto visando, além das vendas, aumento de autoridade.

exemplo-bizzinvest

 

  • Criação de “oferta”, ou recompensa digital visando convidar o leitor a participar da sua comunidade. Disponibilizar a oferta tanto no blog quanto em páginas específicas para este fim (as famosas “squeeze pages”).

exemplo-squeeze

  • Essas técnicas trazem bons resultados mas, só consegui potencializá-los com a ajuda de um poderoso parceiro, o Facebook.

Sim, a rede social com mais de 1 bilhão de usuários no mundo inteiro pode se transformar em seu principal parceiro quando o objetivo é “mostrar ao mundo quem você é” e quais problemas os seus serviços online (infoprodutos, blogs, etc…) resolvem.

Algumas técnicas utilizadas no Facebook

 

Fan Gate

Nota: O Facebook mudou as regras e não será mais possível fazer o mecanismo das fangates, no entato, a captura de e-mails através de uma app segue firme e forte.

Já não podemos dizer que a criação de uma fan gate é uma técnica nova, no entanto, continua sendo uma forma eficiente de conseguir engajamento (apesar das últimas mudanças de layout do facebook terem, na minha opinião, prejudicado as fangates). Eu costumo chamar a Fan gate de técnica “2 em 1” já que você consegue, ao mesmo, tempo, que a mesma pessoa curta a sua página e se inscreva na sua lista de e-mails.

exemplo-fangate-1

 

exemplo-fangate-2

Postar assuntos relevantes.

A postagem de assuntos relevante aumenta as chances de engajamento de suas postagens. Mesmo que você não tenha algum assunto relevante para postar compartilhe algo que você acha de relevante para o seu público.

Nos testes que fiz, o compartilhamento gerou um número significativamente maior de “pessoas atingidas”. A dica aqui é, junto com o compartilhamento, postar um link para um artigo relevante do seu blog. Essa simples técnica gerou um aumento de visitas no artigo supracitado.

Veja aqui o exemplo de uma postagem “normal”, veja que ela alcançou apenas 49 pessoas.

facebook-post-normal

Agora veja um compartilhamento relevante. Note que o alcance foi mais de 3 vezes maior!

facebook-post-compartilhado

Fazer anúncios segmentados

Segmentar corretamente seus anúncios é uma arte. Uma boa segmentação reduz muito o seu CPC (custo por clique).

Veja neste exemplo um anúncio com fraca segmentação, o custo por clique (CPC)  ficou alto (R$ 1,09).

facebook-ads-sem-seg
Veja neste exemplo um anúncio com uma segmentação “mais caprichada”, o custo por clique (CPC)  ficou mais baixo (R$ 0,43).

facebook-ads-com-seg

Existem formas de se obter um CPC  baixo utilizando softwares especializados na obtenção de “pessoas interessadas”, no entanto, a utilização destas ferramentas é objeto de fortes críticas por vários especialistas e o próprio Facebook que, apesar de fazer “vista grossa”, não vê com bons olhos a utilização dessas ferramentas.

O principal problema das ferramentas de obtenção de pessoas interessadas que vão clicar em seus anúncios é a verdadeira “qualidade” dessas pessoas já que, muitas podem estar “no mesmo barco” que você.

Fazer Testes de Anúncios.

Uma técnica que vem reduzindo bastante os meus CPC (custo por clique) em websites é testar duas ou três fotos ou chamadas diferentes em anúncios. O Facebook fez uma parceria como o famoso banco de fotos shutterstock e você pode fazer um anúncio utilizando gratuitamente as fotos deste banco.

Veja abaixo como o uso de diferentes imagens “atraem” mais ou menos os clientes gerando um maior ou menor CPC (Eu realmente fiquei impressionado com a imagem que gerou o menor CPC, pelo visto as “formulas” ainda atraem muita gente).

face-ads-img-1

face-ads-img-2

face-ads-img-3

Algo que venho testando

Veja que, a não ser que você tenha um plano de fotos no shutterstock, você não pode utilizar as mesmas nas suas postagens no Facebook sob o risco de infringir o termos de uso das fotos e ser punido. Mas nada impede de você criar um anúncio e compartilhar o mesmo na sua fan page, é uma forma (todavia legal) de utilizar as fantásticas fotos deste banco para impressionar seus seguidores.

face-ads-compart

Desafios no Facebook e dicas especiais

O caminho no Facebook parece simples mas não é, existem diversas técnicas que você pode adotar, no entanto, a aplicação errada das técnicas pode fazer com que você perca tempo, e, sobretudo dinheiro.

Eu mesmo desconheço boa parte das técnicas ninja que funciona, tenho certeza que tem muita coisa boa que, por falta de tempo para pesquisar, ainda não aprendi.

A boa notícia é que o meu colega Bruno Marinho lançou uma série de treinamentos para você tirar o máximo do Facebook. , eu me increvi em um dos treinamentos e a didática e sequência de ensino é fantástica, nota-se que o Bruno está realmente interessado em que você cumpra e aplique as técnicas ensidas. É uma oportunidade sem igual no mercado.

Curso Segredos dos 5 Mil Fãs (Clique aqui para conhecer): Neste curso você aprenderá passo a passo a como aplicar estratégias de Marketing Digital para conquistar 5 Mil Fãs no Facebook. Os módulos abordados abrangem desde introduções ao Marketing Digital até a demonstração de que fazer parte do Facebook e ter um número crescente de curtidores e compartilhamentos de informações relacionadas ao negócio, além de significar grande visibilidade para o mesmo dentro da rede social, pode resultar em grande destaque para o negócio no mercado atual.

Curso Facebook Marketing (Clique aqui para conhecer): O Curso Facebook Marketing tem como objetivo apresentar a maior e mais completa rede social atual e as suas ferramentas e implicações na área empresarial, assim como estratégias para um gerenciamento aprimorado da presença de uma empresa no cenário social. Os módulos abordados abrangem desde introduções ao Marketing Digital até a demonstração de que fazer parte do Facebook e ter um número crescente de curtidores e compartilhamentos de informações relacionadas ao negócio, além de significar grande visibilidade para o mesmo dentro da rede social, pode resultar em grande destaque para o negócio no mercado atual.

 

Curso Facebook para Afiliados (Clique aqui para conhecer): O Curso Facebook para Afiliados tem como objetivo apresentar a maior e mais completa rede social atual e as suas ferramentas e implicações em programa de afiliados, assim como estratégias para um gerenciamento aprimorado da presença de uma empresa no cenário social. Os módulos abordados abrangem desde introduções ao Marketing Digital até a demonstração de que fazer parte do Facebook e ter um número crescente de curtidores e compartilhamentos de informações relacionadas ao negócio, além de significar grande visibilidade para o mesmo dentro da rede social, pode resultar em grande destaque para o negócio no mercado atual.

Módulo I: Introdução ao Facebook Marketing
Módulo II: Facebook ADS para Afiliados
Modulo II: Facebook para Afiliados na Prática

 

Curso Remarketing no Facebook (clique aqui para conhecer): O Curso Remarketing no  Facebook tem como objetivo apresentar passo a passo e na prática como utilizar estratégias de remarketing dentro da plataforma social para aumentar a visibilidade e posicionamento de um negócio. Os módulos abordados abrangem desde introduções ao Marketing Digital até a utilização de públicos personalizados para a criação de campanhas de remarketing.

Um forte abraço

Christian

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *