7 dicas matadoras para escrever um artigo que converte

Tempo de leitura: 8 minutos

7 dicas matadoras para escrever um artigo que converte

Ao ter uma página na internet, seja site ou blog, é necessário ter conhecimento sobre algumas dicas que serão fundamentais para converter leitores e/ou clientes para os produtos que deseja vender.

Se você é novato no marketing digital pode estar se perguntando, o que é uma conversão? Uma conversão é como um objetivo que você deseja que o seu leitor cumpra ao finalizar a leitura do artigo.

Todo o artigo de um blog profissional deve ter objetivos de conversão, mesmo que esses objetivos sejam pequenos.

Esses objetivos podem ser (mas não se limitam á):

  • A leitura de outro artigo sobre o tema;
  • A inscrição numa lista de e-mail;
  • A visita de uma página de vendas de um produto e posterior compra;
  • Um comentário ou compartilhamento nas redes sociais.

Para persuadir as pessoas é necessário muito mais do que um layout bem-feito e uma página estruturada, nesse caso é imprescindível que se saiba criar frases chamativas, headlines criativas e, ainda, ter conhecimento de técnicas que serão essenciais para se atingir o objetivo.

Se você quer ter sucesso no mundo online, acompanhe as dicas abaixo e as coloque em prática.

Escrever Um Artigo Que Converte 1 – Headlines

image1410840989

A palavra headline quer dizer título, e sua importância é altamente significativa para aqueles que querem ser notados na internet, afinal, essa primeira frase que o leitor se depara deve ter impacto, pois irá chamá-lo para o conteúdo.

Pensando nisso, para que ele seja atraente, procure cria-los com até 64 caracteres. Nesse espaço, tente resumir o assunto no qual ele trata. Assim, de forma objetiva e clara, a pessoa terá curiosidade de saber um  pouco mais sobre o texto apresentado.

Utilize, também, frases ou palavras-chaves como: você, manual, tudo o que você precisa saber sobre, indispensáveis, grátis, entre outras que irão chamar a atenção do leitor.

Escrever Um Artigo Que Converte 2 -Técnica AIDA

Essa metodologia é uma das mais eficientes para se criar títulos de interesse para o público-alvo. Seu significado se dá por essa sigla que quer dizer:

A (Atenção), I (Interesse), D (Desejo), A (Ação)

AIDA

O que essas quatro palavras significam? A resposta é bem simples, pois elas estão interligadas e juntas proporcionam resultados surpreendentes para quem as executa.

Sendo assim, a Atenção significa que palavras persuasivas devem ser inseridas no headline para atrair o olhar do leitor. Feito isso, é preciso despertar o Interesse das pessoas mencionando o quão importante é para elas ler, ou clicar no anúncio, que está demonstrando.

O Desejo vem em seguida, pois os interessados vão ter curiosidade em obter mais informações sobre o assunto. Já a Ação é o ato em si do usuário clicar no local indicado e saber mais.

Escrever Um Artigo Que Converte 3 – Informações

biblia

O conteúdo não deve ser esquecido. Se, num primeiro momento, os títulos precisam ser bem escritos, num segundo momento o texto não deve deixar a desejar.

Dessa forma, antes de escrever faça uma boa pesquisa sobre o tema, isso demonstra autoridade no assunto.

Escrever Um Artigo Que Converte 4 – Ortografia

Portrait of confident teacher explaining grammar to schoolchild who looking at her attentively

Não perca autonomia e credibilidade na web cometendo deslizes irreparáveis como, por exemplo, palavras com erros ortográficos. Evitar prestar atenção a esse detalhe é fazer com que grande parte dos leitores perca interesse na página.

Não há conversão num site e/ou blog que não mostre preocupação em escrever corretamente.

O ideal seria contratar uma pessoa para revisar os textos e corrigir os erros, mas há soluções alternativas para mitigar os erros sem a necessidade de contratação de um profissional.

  • Verificar as dicas do próprio corretor do wordpress, mas ele é muito básico, praticamente só corrige soletração;
  • Copiar e colar o texto no Word ou BR-Office e utilizar os corretores deles para verificar o texto. Com eles você consegue pegar erros principalmente de concordância nominal que o corretor nativo do wordpress não pega, o problema aqui é que você pode perder a formatação nas idas e voltas do texto entre o wordpress e a ferramenta.
  • Melhor solução: Se você usa o navegador Chrome pode instalar a Extensão “Language Tool Anda Grammar”. Ao posicionar o cursor no início do texto e clicar no botão da extensão ele irá efetuar a verificação do texto. A ferramenta é muito boa, pega erros de soletração, concordância, posicionamento errôneo de vírgulas, etc… Mas tome cuidado, a ferramenta não é perfeita, se ela apontar algo e você “não concordar” verifique no google.

 

Escrever Um Artigo Que Converte 5 – Repetição de palavras

Esse também é um dos defeitos mais vistos em textos pouco atraentes. A Língua Portuguesa possui um vasto vocabulário, por isso, não é aceitável que quem escreve fique preso a apenas meia dúzia de palavras.

Quem lê sente uma quebra na linha de raciocínio todas as vezes que se depara com repetições.

Escrever Um Artigo Que Converte 6 – Imagens

secao1

É bastante agradável ter um artigo que, além de um bom texto, possa oferecer imagens que ilustrem o que está sendo dito. Obviamente, elas devem estar em pontos estratégicos do texto e, ainda, precisam ser de boa qualidade.

Isso é essencial para causar atração ao leitor, já que eles podem visualizar e ter em mente um pouco mais do que está sendo demostrado por meio de palavras.

Eu utilizo 3 bancos para obter minhas images, 2 pagos e um gratuito.

  • Primeiro vou no Pixabay que é gratuito e têm boas imagens;
  • Se não encontrar vou no Photodune que tem imagens ótimas por 1 dólar cada;
  • Se realmente quero impactar com uma imagem vou no melhor (e mais caro) que o Shutterstock, há pacotes de 12 imagens por US$ 49. Dica: instale a extensão Honey no google chrome para verificar se há cupons de desconto de 10% (eu sempre consigo).

 

Escrever Um Artigo Que Converte 7 – Empatia

empatia

Nada gera mais engajamento com o cliente do que a empatia. No caso dos artigos, procure, por meio das palavras, se colocar no lugar do outro e, assim, transmitir seus pensamento por meio de informações e conselhos que o aproximem de você. Tenha prazer em transmitir carisma e esteja solidário para ajudar e compreender o leitor.

Dessa forma eles sempre retornarão ao site e/blog em busca de soluções e de uma pessoa amiga que sabe transmitir o que eles precisam. Essa fidelização é essencial para que a página se destaque das demais.

Ter sucesso é simples, basta dedicação

sucesso

Muitas pessoas podem achar que converter leitores é uma tarefa difícil. Pode até ser se a pessoa que escreve não tem paciência e nem disposição para se dedicar ao seu site e/ou blog.

Montar um texto exige cuidados e a atenção redobrada para alguns detalhes que, quem não está acostumado com a tarefa, pode se perder e deixar passar. Todavia, quando se quer ter sucesso online, as dicas apresentadas acima são de suma importância, pois dão veracidade e credibilidade ao negócio.

Não custa nada para o empreendedor investir num excelente artigo. A concorrência nesse ramo é bastante acirrada, por isso, é preciso saber se qualificar com textos diferentes dos habituais. Evidente que não é necessário grandes teses que surpreendam o público-alvo, porém, uma boa pesquisa e uma excelente escrita já fazem a diferença.

Em todo o caso, uma última dica a ser dada como sugestão para quem elabora artigos é escrevê-los e, passadas algumas horas ou, até mesmo, de um dia para o outro, releia o que foi feito e faça os apontamentos necessários. Perceba se o que está ali causa engajamento e se tem poder de conversão.

Se precisar, reescreva-o. É melhor que isso seja feito do que postar algo que não dê retorno significativo ao leitor. Caso, ainda, não se sinta seguro sobre o que está querendo postar não fique com dúvidas e receios, mostre para alguém de confiança e perceba a sua reação ao ler.

Tomando alguns cuidados e tendo em mente que o mundo digital é bastante dinâmico e concorrido, o ato de escrever se torna um trabalho agradável e que pode ser aperfeiçoado com o passar do tempo. Assim, pouco a pouco os artigos serão excepcionais e engajarão mais pessoas.

O sucesso está em suas mãos, portanto, ao ler essas dicas, pense e coloque em prática no seu dia a dia. Em pouco tempo os resultados positivos dessa metodologia irão surpreender os empreendedores bem informados e que querem levar o seu negócio a patamares mais elevados.

Gostou desse artigo? Convido você a assistir ao vídeo do Victor Palandi, redator web, falando sobre o assunto.

Depois deixe seu comentário!

Um Abraço!

Christian

Imagens de shutterstock

1 comentário


  1. Artigos de opiniao fortes sao construidos com base em factos validos, reais, key-numbers, ou seja, dados que sustentam o seu argumento e nao apenas o seu ponto de vista. Ao assinar o artigo como colaborador da empresa X, e escrever sobre determinado tema, e porque e aquilo que a empresa defende e pratica.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *