12 Poderosas Características de um Blog de Sucesso (A 6ª é a minha favorita)

Tempo de leitura: 11 minutos

O que um blog de sucesso deve ter?

Há muito me pergunto o que faz um Blog realmente ser um sucesso. Na verdade antes de dizer se um blog é um sucesso ou devemos nos perguntar quais seriam as métricas a serem analisadas, por exemplo: O Blog tem muito tráfego (uma grande audiência)?
  • O Blog tem uma audiência engajada? Que comenta, crítica, ajuda, etc…
  • O Blog gera uma boa receita, é bem monetizado?
  • O Blog é citado nos grandes portais?

As vezes nada disso é necessário, se você “adora” o seu blog e está muito feliz pelo conteúdo dele talvez já baste. Se há pelo menos uma pessoa que tenha sido impactada positivamente pelo seu blog já é motivo de orgulho. No entanto, bem trabalhado, um blog de sucesso pode ser uma ótima fonte de renda. Mas há algumas características que chamam a atenção nos blogs de sucesso.

1 – Blogs de Sucesso resolvem problemas específicos

problema-especifico
Crédito da foto: shutterstock.com

 

Com tanta concorrência por ai umas das chaves para o sucesso é cada vez mais deixar o conteúdo mais detalhado, mais específico, mais “refinado”, mais direcionado ao seu público. Quanto maior o detalhe, maiores são suas possibilidades de sucesso. Por exemplo: Se você está pensando em criar um blog de emagrecimento, suas chances de sucesso podem ser melhoradas se você, ao invés de criar um blog sobre emagrecimento em geral, criar um blog sobre emagrecimento para mulheres acima de 35 anos que acabaram de dar à luz. Neste caso a concorrência vai ser menor e suas chances de virar uma referência no assunto aumentam.

Dica: Utilize o Google Keyword Planner ou o Market Samurai para achar o equilíbrio entre concorrência/interesse em sua palavra chave.

2 – Você escreve sobre algo de seu interesse

voce-tem-um-hobby
você tem um hobby?

 

Você começou um blog e está empolgadíssimo! Escreveu 10 artigos sobre o tema e está divulgando seus artigos no Facebook e fóruns e está começando a receber umas visitas e até alguns comentários. Ótimo? Veja, um blog de sucesso tem que romper a barreira do tempo. Imagine você escrevendo sobre o assunto durante 3, 4 , até 10 anos! Você vai conseguir? Se faça essa pergunta, vou escrever como a mesma empolgação do meu primeiro artigo durante um longo tempo? Eu realmente sou interessado no assunto que escolhi para o meu blog? Ou vi uma oportunidade de negócio a ser explorada? Com o tempo você conquistará leitores fiéis e sempre terá que abastecê-los de novas informações, então prepare-se para um aprendizado contínuo.

Dica: Ao longo do ciclo de vida do seu blog prepare-se para conhecer e convidar outras pessoas a contribuir com o seu blog.

3 – O seu Blog é Diferente

Tem muito a ver com o item 1, existem milhares de blogs no Brasil e no mundo. Porque as pessoas escolheriam o seu blog ao invés dos outros? O que você está fazendo de diferente e Inédito? O artigo mais visitado do meu blog de educação financeira nasceu porque eu estava procurando uma informação que não tinha em nenhum blog. Então pesquisei, li alguns livros, fiz uns cálculos, conversei com especialistas e, finalmente, escrevi um artigo detalhado sobre o tema. O artigo rapidamente subiu no ranking do Google (fazendo um SEO “básico” para não dizer “ruim”). Eu sabia, no fundo, que o artigo era um sucesso, mas a comprovação veio quando um leitor me mandou a seguinte mensagem.

email-elogio-cliente

Dica: Pergunte a você mesmo o que você quer aprender, vá buscar isso e se você não achar nenhum artigo esclarecedor ai está sua chance!

4 – Blogueiros de sucesso estudam

estudar

Então você quis ter um blog, foi lá, comprou um tema do WordPress ou baixou um gratuito e começou a “mandar bala”. Mas não é só isso. Você tem que estar antenado com as últimas tendências, que que estudar todas as disciplinas. Eu, por exemplo, tinha um blog “meia boca” até ver o blog do Henrique Carvalho Viver de Blog. A partir daí estudei a parte de design, escrita, layout, uso de imagens, tipografia, cores, SEO e outras técnicas para melhorar e experiência do usuário. Se você não se capacitar como poderá entregar o melhor conteúdo para os seus leitores.

Dica: Veja os melhores blogs (principalmente do seu nicho) estude-os a fundo, anote o que você gosta e o que você não gosta.

5 – Blogueiros de sucesso fazem experiências

experiencias

Você escreveu uns 20 artigos e, mesmo assim, seu blog não tem trafego e engajamento. Neste caso devo seguir esta frase de Einstein.

Só um louco acredita que pode obter resultados diferentes fazendo o mesmo.

Confesso, eu era “louco”. Durante uns dois meses eu escrevia sobre um determinado assunto e divulgava em fóruns e grupos de interesse. Não adiantava, o trafego não melhorava, engajamento zero. Até que resolvi mudar o tipo de conteúdo dos meus artigos. Ai comecei ver que determinado assunto me gerava mais visitas. Depois notei que o assunto que eu estava escrevendo estava “em decadência” no Google Trends.

Falei de artigos, mas experimentos devem ser feitos com todos os objetos do seu blog. Um banner na sidebar de um produto que você quer promover. Um “pop-up” de captura de e-mails. Tudo deve ser testado para ver a receptividade de sua audiência.

Dica: Faça algo diferente todo mês e meça a efetividade do experimento.

6 – Em blogs de sucesso o conteúdo é rei!

Semana passada compartilhei no facebook um post do Tim Ferris onde ele fala da importância do conteúdo.

conteudo-rei

E se eu contar para vocês que aquele artigo do item 3 (o mais visitado, mas bem ranqueado no Google, etc…) tem um SEO, digamos, incipiente? É verdade” Mas o conteúdo é rei, e, na verdade, para o Google isso importa, e muito!

É claro que não devemos nos abster de otimizar o SEO de nossos artigos mas entre criar um conteúdo rei e criar um conteúdo fraco sem otimização fico com a primeira.

Dica: Dê o melhor de si em cada artigo, quando você achar que seu artigo está bom tente fazer ele um pouco melhor.

Está gostando do artigo?

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!>

7 – Blogueiros de sucesso interagem com seus leitores


shutterstock_125561174

Nada me deixa mais feliz, após a publicação de um artigo, do que receber comentários dos leitores. Poder ser um elogio, critica ou contribuição ao conteúdo. Uma das melhores coisas que um blogueiro pode fazer é interagir com seus leitores. Então não deixe de responder cada comentário ou e-mail que você receba, especialmente no começo de sua carreira de blogueiro.

Dica: Reserve 2 ou 3 períodos de 30 min na sua semana para responder e-mails de leitores.

8 – Blogs de sucesso tem títulos “matadores”

Já ouviu a frase “A primeira impressão é a que fica?”, você pode ter o melhor conteúdo no seu artigo, mas se o título não for atraente o seu conteúdo não vai aparecer para ninguém.

Existe uma regra de ouro para gerar o seu título que é a seguinte (formula AIDA):

Você tem que atrair a Atenção do Leitor;

Você tem que capturar o Interesse do leitor;

Você tem que acordar o Desejo no leitor, no bom sentido, ok? :)

Você tem motivar o seu leitor a tomar uma Ação;

Veja o título deste artigo “12 Poderosas Características de um Blog de Sucesso (A 6ª é a minha favorita)”, vamos examiná-lo.

12 – Um número é uma forma muito interessante de chamar a atenção, as pessoas se interessam por números.

Poderosas – Adjetivo que captura o interesse

Blog de Sucesso – Um desejo potencial do meu leitor, afinal você não quer ter um blog de sucesso?

A 6ª é a minha favorita – Ativando o gatilho da curiosidade fazendo você tomar uma ação que é clicar no artigo.

Dica: A cada artigo vá testando estilos diferentes de títulos seguindo a “regra de ouro”

9 – Blogs de sucesso tem um design voltado para a experiência do usuário.

experiencia-do-usuario

Percebeu que não usei o termo “tem um belo design”? É claro que existem blog lindos como o Viver de Blog, mas antes de serem “lindos”, os blogs de sucesso se preocupam em dar a melhor experiência de leitura possível para seus leitores. Isso envolve o tipo e o tamanho da letra, as cores e o posicionamento dos objetos no blog. A verdade é que o melhor design é aquele que converte! E não estou falando só em vendas. Captura de e-mails, comentários, compartilhamentos nas redes sociais são exemplos de conversões que seu blog pode ter.

Dica: Ao criar seu blog ponha-se no lugar do leitor e leia um artigo seu. Gostou? Achou fácil?

10 – O blog de sucesso está em todo lugar.

Recentemente fui sorteado e participei de um grande evento na Hotmart chamado “Hotmart UP”, foi um fim de semana de muito aprendizado e troca de experiências com os melhores empreendedores digitais. Após uma das palestras, o João Pedro (um dos donos do Hotmart) fez o seguinte desenho no quadro.

artigos-com-presenca-total

O que isso significa? Seu blog deve estar presente em todos os lugares! Apareça para o mundo! Imagens no Instagram e Facebook, Infográficos no Pinterest, vídeos no Youtube, Apresentações no Slideshare, PDFs no Dropbox e MP3 no Soundcloud. Não dependa apenas do Google para seu trafego.

Dica: Comece com o Facebook que hoje é a maior rede social do mundo e o Youtube que é o segundo maior mecanismo de busca do mundo (atrás só do Google)

11 – Blogueiros de sucesso viram amigos de outros blogueiros e vão a eventos

Não encare os blogs do seu nicho como concorrentes e sim como parceiros. Há espaço para todos progredirem juntos. Inclusive você deve estar antenado nas publicações dos outros blogs. No último Afiliados Brasil tive a oportunidade de estar junto com vários blogueiros que só havia conhecido pela internet. Desses encontros surgiram parcerias valiosas.

christian-gustavo-freitaseu-rafael-henriqueeu-allan-costa

12 – Blogueiros de sucesso não desistem nunca!

Creio que essa seja a principal diferença entre um blogueiro de sucesso e um que falhou. Todo blogueiro de sucesso já teve seu momento de crise e pensou em desistir, mas não desistiu, continuou tentando, testando novas coisas, investindo em seu aprendizado contínuo.

O blog do Aprendiz do Marketing Digital já esteve à beira do precipício várias vezes, muitas vezes perguntei “porque vou continuar com este blog”? Sempre que você chegar a esse ponto mude a pergunta para “porque NÃO vou continuar com esse blog?”. Sua dúvida estará resolvida.

“Enquanto todos perguntam “porque?”, os blogueiros de sucesso perguntam “porque não?”

Conclusão

Esse artigo foi totalmente inspirado num treinamento de blog que fiz chamado SBTM (Start a Blog that Matters) ou em português “Comece um blog que signifique algo”. Esse treinamento ministrado pelo blogueiro norte americano Corbett Bar era vendido separadamente mas hoje não é mais. Para você fazê-lo deve virar membro do Fizzle. Além disso é todo em inglês o que dificulta um pouco para quem não domina a língua.

Coincidentemente o curso dos EUA que fiz começa com a mesma palavra de um dos principais programas de treinamento disponíveis no Brasil hoje, o Método Start, ministrado pelo Gustavo Freitas. Confira abaixo o bate papo que tive com o Gustavo sobre o método start.

Porque o método start é diferente.

O método start tem dois diferenciais que dificilmente um encontrará nos treinamentos online disponíveis hoje.

O primeiro é a tutoria, o Gustavo pessoalmente acompanha seus alunos passando tarefas e garantindo a correta curva de aprendizado, ou seja, se você inscrever no método start é bem provável que você realmente conclua o programa em todos os seus passos.

O segundo tem muito a ver com o primeiro reside no fato que o Gustavo é professor de formação então sua didática é impecável, você não só está aprendendo com um blogueiro profissional mas com alguém que, por formação e experiência, sabe lecionar.

Vou finalizando com uma pergunta. Que outras características você acha que um blog de sucesso deve ter?

Um forte abraço!

Christian

P.S: As inscrições para o programa de treinamento Método Start estão abertas por tempo limitado.

>>>> CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER NO MÉTODO START!

10 Comentários


  1. Muito bom este teu artigo, também estou na luta, mais acho que além destas características que você citou sobe um blogueiro, acredito que ainda há várias outras, e uma delas é ser persuasivo.
    Obrigado por estas dicas

    Responder
    1. Christian Fernandes

      Olá Antônio!
      Obrigado pelo elogio!
      Sim, as táticas de persuação e o uso de gatilhos mentais podem e devem ser utilizados especialmente quando você desejar que o leitor teme uma ação.
      Abraço!
      Christian

      Responder
  2. luizinho papadoc

    Muito bom os seus artigos Christian Fernandes! Mais do que bons eles são inspiradores! Parabéns! :)

    Responder
    1. Christian Fernandes

      Olá Luizinho!
      Muito Obrigado mesmo pelo elogio!
      Um Abraço!
      Christian

      Responder
  3. Marilucia

    Excelente artigo, não conhecia eu blog, cheguei aqui através de um post no face do Gustavo Freitas. Seu artigo é muito bem escrito e mais, deve ser lido e relido, muito bom mesmo.

    Voltarei.

    Abraço.

    Responder
    1. Christian Fernandes

      Olá Marilucia!
      Fico muito horando com o seu elogio! Muito Obrigado mesmo!
      Volte Sempre!
      Um Abraço!
      Christian

      Responder
  4. Vicente Rodrigues

    Excelentes dicas Christian mandou muito bem no artigo Amigo.
    De fato vida de blogueiro requer muita dedicação, tempo e muita perseverança.
    A maioria dos blogueiros acabam desistindo por não ver resultados e não acreditarem em si mesmo.
    Também estou nessa luta árdua… parabéns pelo blog tá muito show.
    Desejo-lhe Sucesso.
    Abraços.

    Responder
    1. Christian Fernandes

      Olá Vinícius!
      Muito obrigado mesmo! Sucesso para você também! Não desista nunca!
      Um Abraço!
      Christian

      Responder

  5. Muito muito muito bom!

    Parabéns!! Concordo com você e também concordo com o pessoal, um blog de sucesso tem também outros fatores importantes, mas você listou os principais.

    Inclusive, na minha opinião, o mais importante é o de não desistir. O blogueiro tem que ter muita perseverança pois não é nada fácil, sempre pensamos em desistir!
    E o vídeo se encaixou perfeitamente nisso.

    Bom, é isso. Parabéns mais uma vez e sucesso!

    Um abraço.

    Responder
    1. Christian Fernandes

      Valeu Denis!
      Não me lembrou quem falou a frase mas me impactou “Só perdemos com certeza se desistirmos”.
      Um Abraço!
      Christian

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *